O Motorola Xoom é o primeiro de uma nova geração de tablets Android a chegar ao mercado. Diferente do Samsung Galaxy Tab, lançado em novembro passado, ele roda o sistema operacional Android 3.0, feito sob medida para tablets. Isso elimina o principal problema de seu antecessor: a sensação de estar usando apenas um “smartphone gigante”.
A Motorola colocará no mercado duas versões do aparelho: uma apenas com Wi-Fi, vendida diretamente ao consumidor nas grandes lojas, e outra também com 3G, comercializada pelas operadoras. No momento a versão Wi-Fi com 32 GB de memória interna (a que recebemos para testes) está em pré-venda em sites como o Ponto Frio, com preço de R$ 1.899.
Motorola Xoom
O que vem na caixa?
O usuário irá encontrar na embalagem apenas o tablet, carregador, cabo USB e alguns folhetos. A bateria é selada, como no iPad, e não removível. Ela não pode ser carregada com o tablet plugado ao computador, nem com um carregador USB comum de smartphone.
O design é discreto e elegante, e o tablet tem construção sólida. A tela acumula marcas de dedos com extrema facilidade (mais que no iPad), portanto tenha um paninho à mão. Durante o uso notamos que os botões de volume são pequenos e um tanto duros. Os alto-falantes integrados tem bom volume.
Tablet e acessórios. Note as marcas de dedo na tela após algumas horas de uso
Quem está acostumado com os smartphones Android estranha a falta de botões: há apenas o botão de força (na traseira, perto da câmera) e o controle de volume na lateral esquerda. Em aparelhos com o sistema operacional Android 3.0 os tradicionais botões Home, Search, Back e Menu não são necessários, substituídos por versões virtuais sempre visíveis na tela.Traseira do Xoom. Bateria (sob a área mais clara) não é removível
SoftwareO sistema operacional Android 3.0 é um tanto diferente do Android 2.x dos smartphones, tanto na navegação quanto na apresentação. Entretanto, é possível se acostumar rapidamente. O desktop mantém o conceito de ícones e widgets, e são cinco telas personalizáveis.
A Motorola optou por uma versão “limpa” do Android no Xoom. Nosso modelo de testes veio sem nenhum aplicativo ou conteúdo extra (além dos aplicativos da Google) pré-instalado, embora no evento de lançamento a Motorola tenha mencionado parcerias de conteúdo com Abril, Saraiva, Terra TV e Gameloft.
Programas como o GMail, o navegador, Market, Maps e o cliente YouTube foram reescritos para tirar melhor proveito da tela de 10.1 polegadas (com resolução de 1280 x 800 pixels). O navegador é uma versão “portátil” do Google Chrome, com abas e sincronia automática de favoritos entre o desktop e o tablet (desde que você habilite este recurso). O cliente GMail é excelente, com uma visão em painéis mostrando de um lado as pastas ou a lista de mensagens, e do outro seu conteúdo.
Navegador tem abas e sincroniza bookmarks com o Google Chrome no desktop
Apesar do suporte à tecnologia Adobe Flash ser mencionado na embalagem, o aparelho não vem com o Flash Player instalado: é necessário baixá-lo (gratuitamente) no Android Market. A versão atual ainda é um beta, mas funciona bem.Algo preocupante: em poucas horas de uso vimos aplicativos “travarem” duas vezes. Uma no GMail, a outra no navegador. Em ambos os casos o sistema avisou que o aplicativo havia deixado de responder e nos deu a opção de forçar seu fechamento ou aguardar. O sistema em si não foi afetado,e bastou iniciar os aplicativos novamente para continuar do ponto onde havíamos parado.
Por duas vezes vimos um aplicativo "travar"
Atualização em 14/04 às 14:00: Parece que o Xoom tem uma incompatibilidade com roteadores Wi-Fi da Linksys, em especial o WRT120N. Quando conectado a um destes ele consegue navegar na internet, mas não consegue baixar aplicativos do Market ou fazer streaming de vídeos do YouTube. A Motorola está investigando.Desempenho
É cedo para julgar o desempenho do Xoom, mas as impressões iniciais são positivas. E com um processador dual-core Nvidia Tegra 2 de 1 GHz e 1 GB de RAM por detrás das cortinas, não deveria ser diferente. Animações e transições na interface são fluidas, e a velocidade do navegador ao carregar os sites impressionou. Jogos como Samurai II (otimizado para tablets com processadores Nvidia) rodam com muita fluidez, respondendo muito bem aos toques na tela.
Segundo a Motorola a autonomia de bateria do Xoom é estimada em 10 horas reproduzindo vídeo, e nossos colegas da PC World EUA conseguiram 8 horas e meia enquanto conectado à web via Wi-Fi e 3G. Faremos nossos próprios testes com o modelo nacional para confirmar estes números.
Galera o Motorola XOOM é muito foda com uma marca de frente logo muito boa , ele saira exelentimente para o mercado é assim uma coisa que você pensa que é magica mais é a tecnologia uma das coisas assim de tablet jonto com o Lapdock um dos melhores progetos que eu ja vi que tipo um tablet e um celular fazerem coisas impressionantes e eu acho que foi um dos melhores trabalhos da Motorola que crio esse comjunto de coisas o Tablet o lapdock e o smartphone que foi uma coisa muito foda e que muitas pessoas vão comprar esse progeto impressionante criado pela Motorola e espero que vendam muitos dele e ele entro para a minha sonhada lista de comsumo e espero que ele supreenda ainda mais os brasileiros e ao mundo com essa tecnologia animal (muito foda) . Galera espero que vocês gostem dessa minha nova postagem sobre esse tablet muito foda e até a proxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário